Alfonso Herrera Rodríguez (Cidade do México, 28 de agosto de 1983) é um ator e ex-cantor mexicano
Carreira
Alfonso Herrera Rodríguez, ator nascido em 28 de agosto de 1983 no Distrito Federal, México, iniciou sua carreira como um hobby quando ainda estava estava no colégio fazendo parte de um grupo de teatro e participando entre 2001 e 2002 das peças "Las Brujas de Salem", "Cómo Matar a un Ruiseñor" e "Antígona" do CEA (Centro Educativo Artístico da Televisa), já que pensava em ter como profissão ser piloto de avião e até tinha planos para ir para uma base em San Antonio, até que em 2002 ele foi com seus amigos fazer teste para o filme Amar te Duele e passou para o papel de vilão do filme.
Durante as gravações ele conheceu Pedro Damián que reconheceu o talento dele e o convidou para fazer um teste para Clase 406, na novela ele teve um papel de destaque e participou do grupo musical Clase 406. A novela foi uma das mais longas da Televisa e um sucesso de audiência e em 2004 Pedro Damian convidou novamente Poncho (apelido do Alfonso) para integrar uma novela sua, que seria a novela Rebelde.
Nessa novela, também como um dos protagonistas, ele ganhou fama internacional, não só por sua atuação, mas também por seu desempenho no grupo RBD, o sucesso de Rebelde foi ainda maior que o de Clase 406 e o grupo RBD continuou mesmo depois do fim da novela.
Em 2007, Poncho contracenou com seus companheiros de RBD na série RBD: La Familia, no final do ano começou a gravação do 2º filme de sua carreira: Volverte A Ver, e escreveu sua primeira música 'Si No Estás Aquí', seu primeiro solo, e que faz parte do CD Empezar Desde Cero.
Em 2008, voltou ao teatro na obra The Pillowman, em que teve boas criticas, fez a série Terminales, parceria entre a Televisa e a HBO e começou a turnê do Adeus com o RBD após o grupo ter oficializado o seu fim em 15 de agosto de 2008, fazendo o último show com o grupo dia 21/12 do mesmo ano.
No dia 25 de dezembro de 2008 lançou o filme Volverte A Ver, que rendeu a Poncho uma indicação a um importante prêmio.
Em 2009, o grupo RBD lançou o CD Para Olvidarte de Mí, seu último CD, fechando além de um importante ciclo na carreira de Poncho, também sua fase como cantor, já que Alfonso preferiu seguir a carreira de ator.
Durante esse ano realizou vários trabalhos consolidando sua carreira como ator como a dublagem do filme americano Igor, o filme Venezzia,a gravação de episódios das séries Tempo Final e Mujeres Asesinas e a novela Camaleones.
Em 2010 concluiu as gravações de Camaleones,foi para a Copa do Mundo da Africa do Sul como Reporter Especial da famosa revista latina Quien, gravou o filme La Suerte Llama e fez o papel que foi de Tom Cruise na peça de teatro Rain Man que esteve em turnê pelo México.
Poncho recebeu o prêmio de Melhor Ator por Venezzia e o filme recebeu outros 20 prêmios internacionais. Poncho também fez doações de suas próprias roupas para leilões e apoiou campanhas de ajuda a pessoas necessitadas.
Em 2011 além do lançamento do filme La Suerte Llama, Poncho estará na série policial El Equipo do diretor de Mujeres Asesinas Pedro Torres. Já nesse ano Poncho ganhou o prêmio de Revelação Masculina por sua participação na peça Rain Man pela Asociación de Periodistas Teatrales(Associação de Críticos Teatrais).
(2002) Amar te Duele é um filme do reconhecido diretor Fernando Sariñana e foi o primeiro filme de Alfonso Herrera, dando a oportunidade dele contracenar com ótimos atores como Patricia Bernal (mãe do ator Gael Garcia Bernal), Pedro Damián, Ximena Sariñana e Martha Higareda. Esse foi também o seu primeiro vilão e ganhou o prêmio MTV Movie Awards por sua atuação como Francisco.
O filme também foi indicado ao MTV Movie Awards como melhor filme e também ganhou.
(2002 e 2003) Pedro Damián reconheceu o talento de Poncho depois de atuar com ele no filme Amar te Duele e o convidou para fazer parte do elenco de Clase 406 como um dos protagonistas masculinos e fazer parte do grupo musical que haveria na novela também chamado Clase 406.
Foi nessa novela que ele conheceu alguns de seus companheiros de RBD como Anahí, Dulce María e Christian Chávez e várias pessoas que contracenaram com ele em Rebelde.
A novela foi um sucesso e uma das mais longas da Televisa e o grupo Clase 406 fez várias apresentações no México e em programas de TV, tendo 2 CDs como Soundtrack, um com a maioria das músicas de outros artistas que tocavam na novela e outro só com músicas cantadas pelos atores/cantores que faziam parte do grupo Clase 406.
(2008) Poncho finalmente voltou ao teatro, com a adaptação de uma peça internacional, na pele de um personagem muito desafiador: Michal. Esse personagem foi agredido quando criança pelos pais, tem problemas mentais e está preso com o seu irmão, ambos são suspeitos de uma série de assassinatos brutais cometidos na região. Sua atuação foi brilhante e teve boas criticas com a peça, não deixando seu personagem cair num clichê.
(2008) Terminales foi uma série feita em parceria da Televisa com a HBO em que Alfonso Herrera contracenou com a atriz de cinema Ana Claudia Talancón e mais uma vez demonstrou que é muito mais do que um ator juvenil ao encarnar Léo Carral, um doente terminal que possuia meduloblastoma e que por sua situação começou a viver cada dia intensamente.
(2007, lançado em 2008) Lançado no final de 2008, Volverte A Ver foi gravado no México e na Argentina, teve boas criticas e chegou ao 6º lugar como maior bilheteria, primeiro filme do famoso diretor de videoclipes Gustavo Garzón, levou Poncho de volta aos cinemas no papel de Pablo, um homem que encontra o amor três vezes na mesma mulher, Sofía (Ximena Herrera) sem saber que elas são a mesma pessoa. O filme foi lançado em 2009 na Venezuela e em 2010 na Colômbia e já está disponível em DVD no México.
(2009) Igor é um filme de animação dos Estados Unidos, em que Poncho dublou o personagem principal, Igor, que na versão original foi dublado pelo ator John Cusack
(2009) Venezzia se passa em 1942 na época da Segunda Guerra Mundial na Venezuela, é o primeiro filme de época de Poncho e nele Poncho viverá Frank, um militar americano que vai ajudar na Venezuela e se apaixona por uma mulher mais velha e casada, Venezzia (Ruddy Rodríguez). No filme Poncho tem falas em inglês, em algumas partes, e em espanhol.
O filme, que foi gravado na Venezuela, foi lançamento dia 25 de Setembro de 2009 na Venezuela e na Colômbia. Esteve entre os filmes mais vistos na Venezuela e estreiou também no Equadore Panamá. O filme irá estreiar no México dia 04/02/2011. O filme vem participando de diversos festivais independentes em países como Estados Unidos, Armenia, Holanda, Canadá, México, Colômbia, Aruba e Trinidad e Tobago.
-Prêmios:
(2009) Tempo Final é uma série gravada na Colômbia em que atores de toda a América Latina atuam e que é feita em parceria de um canal colombiano com a Fox e é exibida no Brasil pelo canal Fox Life.
Poncho participou da 3ª temporada da série e seu personagem se chama Arturo, um presidiario fugitivo. O episódio se chama "El Billete" (Bilhete de Loteria).
(2009) Mujeres Asesinas é uma série de muito sucesso na América Latina que trata de mulheres que por seus motivos matam alguém.
Poncho participou da 2ª temporada da versão do México, no episódio 'Soledad, Cautiva' que fala sobre mulheres brancas que são sequestradas e obrigadas a serem prostitutas de luxo. Ele fez o personagem Esteban e a personagem de Soledad foi interpretada por sua ex-companheira de Rebelde, Angelique Boyer.
(2009/2010) Camaleones (em português 'Camaleões') foi a volta de Alfonso Herrera para as novelas após Rebelde. Ele contracenou com a cantora/atriz Belinda e com grandes nomes da atuação como Edith Gonzalez. Rosy Ocampo é a autora da novela, a mesma escritora de sucessos como La Fea Más Bella e além de ser uma novela original, ela mistura ação, comédia e drama.
Camaleones estreiou dia 27 de Julho de 2009 com audiência recorde no horário com 24.2 pontos.
Devido a reavaliação da classificação etaria da novela que fez com que ela não pudesse mais ser exibida no seu horario o SBT cortou os últimos 25 capitulos da novela para que a novela terminasse 1 semana após a decisão.
(2010) Poncho foi reporter especial da revista Quien na Copa do Mundo. Ele conheceu pontos turisticos da Africa do Sul e acompanhou os jogos de lugares que são ponto de encontro de festa e comemoração dos latinos na Africa do Sul, além de ir a alguns jogos nos principais estádios.
(2010) Foi escolhido como apresentador da 5ª edição do AXN Film Festival, que é um festival que premia curta-metragens de toda América Latina incluindo o Brasil, em que você pode cadastrar o seu curta pela internet.
(2010, lançado em 2011) La Suerte Llama é um filme dirigido por Juan Carlos de Llaca, que já foi gravado e está em fase de pós-produção, com previsão de estréia para Agosto de 2011. Poncho é um dos protagonistas e seu personagem se chama Guillermo.
(2010) É a adaptação para peça de teatro do filme americano Rain Man em que Poncho viveu o papel que foi de Tom Cruise e contracenou com Plutarco Haza que é um reconhecido ator de teatro. A peça saiu em turnê pelo México dia 9 de Novembro e sua turnê chegou ao fim em Fevereiro.
(2011) Série policial do mesmo diretor de Mujeres Asesinas, Pedro Torres. A série começou a ser gravada dia 17 de janeiro e contará com 5 policiais - 4 homens, entre eles o Poncho e uma mulher interpretada pela atriz Zuria Vega. Também participará da série Claudia Alvarez como uma ex-presidiária. O personagem do Poncho se chama Fermín. A série vai estreiar em Maio, pelo Canal de las Estrellas da Televisa e vai passar das 22:00 as 22:30.